sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Porto Alegre_1930

Por Xico

Continuo na folga de um e outro desenho fazendo Porto Alegre antiga.

Esse é do hospital Beneficência portuguesa em 1930.

O que me chama atenção nessa época é a altura do passeio, para facilitar a descarga das carroças...

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Michael Caine

Por Xico



Michael Caine serviu junto ao exército britânico na Guerra da Coreia, nos anos cinquenta. 


Estreou no cinema com o filme A Hill in Korea, de 1956, no qual interpreta um cabo do exército britânico. Seu primeiro papel de destaque no cinema foi no filme Zulu, de 1964, dirigido por Cy Endfield. Caine ficou popular em uma série de filmes realizados nos anos sessenta, no auge da Guerra Fria, nos quais ele interpretou um espião inteligente e racional chamado Harry Palmer.

Caine foi nominado para cinco Oscares. Ele e Jack Nicholson são os únicos atores a terem sido nominados a um Oscar de atuação em cada uma das últimas cinco décadas (situação em 2007). Além deste, outro feito de Caine é estar presente em mais de cem filmes ao longo de sua carreira.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SIMONE SIGNORET

Por Xico


Considerada uma das atrizes mais convincentes do cinema francês, ela começou em 1942com o filme Bolero, durante a ocupação nazista. Em 40 anos de carreira interpretou uma grande diversidade de personagens.
Em 1944 se casou com o diretor Yves Allegret com quem teve a filha Catherine e de quem se divorciou em 1949. Em 1951 se casou com o cantor e ator Yves Montand. Juntamente com ele militou até o início dos anos 1980 no Partido Comunista Francês.
Seu primeiro papel de protagonista foi em Démons de l'aube, em 1946, e pouco depois impôs sua beleza em La ronde de 1950, uma comédia provocadora baseada na obra de Arthur Schnitzler. Atuou sob a direção de Luís Buñuel em La mort en ce jardin, de 1956, e obteve o primeiro Oscar outorgado a uma atriz não-estadunidense por seu papel em Room at the Top — que também lhe valeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
Simone Signoret formava com Yves Montand um lendário casal. Estavam unidos por uma profunda ternura e por muitas causas e lutas políticas vividas juntos e o longo de um casamento de 35 anos. Eles trabalharam juntos pela primeira vez, já casados, na peça deArthur MillerAs feiticeiras de Salém, uma alegoria do macartismo. Depois eles fariam juntos cinco filmes, entre eles Paris está em chamas (1966), de René Clement e A confissão (1970) de Costa-Gavras.
Outros desempenhos brilhantes desta atriz foram em O gato, de 1970, em um duelo interpretativo com o grande ator francês Jean Gabin; em A viúva, de 1971, ao lado de Alain Delon; e em Madame Rosa, de 1977.
Sua autobiografiaA nostalgia já não é o que costumava ser, foi publicada em 1977. Ela morreu de câncer em sua residência na localidade de Eure, na zona oeste de Paris.